Hoje é um dia perfeito para promovermos
ABRAÇOS. Afinal a melhor maneira de mostrar hospitalidade é dando um ABRAÇO
forte, demorado, cheio de emoção. Então, vamos lá! O seu dia pode ser diferente, totalmente
diferente…Comece abraçando alguém inesperadamente, depois ligue para um amigo
distante, prepare uma surpresa para a pessoa amada e faça muitas, muitas
gentilizas, afinal hospitalidade é isso, atitudes de amor, atenção e é claro
preocupação com o próximo. A
hospitalidade é como um modo privilegiado de encontro interpessoal, pela
atitude de acolhimento em relação ao outro.
As práticas de hospitalidade
deverão marcar todas as situações da vida, ou seja, a hospitalidade não deverá
ficar circunscrita à disponibilidade para receber o turista, o visitante que
chega de fora e está de passagem pela cidade, é necessário que esta atitude de
acolhimento e cortesia, seja a todo o próximo, seja o vizinho, o colega de
trabalho, um desconhecido.
Neste 29 de
janeiro comemoramos o Dia da Hospitalidade. Ao lembrarmos a data, remetemos a
um conceito ainda mais amplo, o do acolhimento. Este, por sua vez, também está
associado ao ato de hospedar, apesar de não configurar como exclusivo à
atividade. Na verdade, se estende a qualquer setor de comércio, serviços e suas
práticas de sociabilidade.
Na concepção do turismo, é indispensável, tornando
um destino mais caloroso. É algo necessário e deve fazer parte do convívio
humano, pois faz o visitante querer voltar. Na hotelaria, é primordial para os
profissionais e proprietários dos meios de hospedagem o constante aprimoramento
no ato de bem receber. Toda a equipe deve atender às expectativas dos clientes,
oferecendo uma hospedagem agradável, equipe solícita e treinada para responder
perguntas ou dúvidas de forma ágil, clara e precisa.
A arte do bem receber é
hoje o item melhor avaliado por turistas estrangeiros sobre o Brasil. Mas o
esforço em construir uma boa imagem para o País não depende apenas da
hotelaria. As viagens, por lazer, negócios ou eventos, geralmente colocam à
prova a capacidade dos destinos.
Já a escolha e, consequentemente, a
permanência dos visitantes no local requerem inúmeros aspectos. Para isto,
existem facilitadores e mudanças importantes a serem realizadas nos destinos. A
compreensão e a potencialização da comunidade sobre a importância da atividade
de turismo como uma alternativa na entrada de divisas e no incremento da
economia local. Em todos os lugares, a qualidade do atendimento costuma ser
observado pelo visitante. Boas atitudes repercutem positivamente. A iniciativa
pública precisa definir uma política clara e prioritária para a atividade
turística. Uma infraestrutura adequada, incluindo estradas transitáveis,
conforto e informações nas fronteiras, placas de sinalização nas principais
avenidas e rodovias, projetos de revitalização das áreas culturais, opções de
lazer e segurança.
A hotelaria, em conjunto com o trade, governo e comunidade
local, precisa formar parcerias e unir esforços. Integrados vamos superar
obstáculos, avançar e receber hospitaleiramente os nossos visitantes. Presidente
do Sindicato Intermunicipal de Hotelaria/RS
http://momentoamiga.blogspot.com.br/2014/01/dia-29-de-janeiro-dia-da-hospitalidade.html
http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/01/opiniao/479690-artigos-pagina-4-opiniao-sexta-29-1.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário