23/01/2017

* 2017 - Dia Internacional da Medicina Integrativa

Você sabe o que é Medicina Integrativa? É uma especialidade médica, ainda muito nova no Brasil, que cuida do paciente considerando seu corpo, sua mente e seu espírito, incluindo também todos os aspectos da sua vida.  Uma nova abordagem, chamada medicina integrativa, tem conquistado espaço em instituições de pesquisa, hospitais, unidades de saúde e consultórios médicos ao propor uma mudança de paradigma no tratamento médico: a doença não sendo mais o principal foco de atenção, mas o paciente por inteiro – corpo, mente e espírito.
A celebração da data visa promover, a nível mundial, o diálogo, a educação, a colaboração em iniciativas e a aplicação de medicina centrada no paciente – de forma holística, sustentável econômica e ambientalmente consciente da necessidade de interação entre os profissionais envolvidos. A cura, segundo a medicina integrativa, não vem de fora, mas de dentro. Remédios, tratamentos, cirurgias são necessários para acelerar a recuperação – obviamente – mas não são tudo e nem podem fazer todo o trabalho sozinhos. É uma mudança de entendimento. É um conjunto de ações que envolvem todo o bem-estar do indivíduo: desde seu estado físico, até o espiritual.
A Interne explica que nesta abordagem médica, as relações entre o paciente e o médico são enfatizadas através de tratamentos convencionais e terapias complementares, cujo haja segurança e eficácia cientificamente comprovadas. Entre os princípios da medicina integrativa está à ocorrência de se considerar que todos os fatores que influenciam na manutenção da saúde e no aparecimento das doenças, precisam ser investigados durante o processo de cura de um indivíduo – onde haja o estabelecimento de uma abordagem interdisciplinar e transcultural, comprometida com o processo de autoconhecimento e desenvolvimento curativo de cada paciente.  Uma extensa lista de instituições e personalidades muito conceituadas no âmbito da Medicina Integrativa, decidiram comemorar no dia 23 de Janeiro, o Dia Internacional da Medicina Integrativa. É portanto uma iniciativa recente que merece todo o nosso apoio. A comemoração do Dia Internacional da Medicina Integrativa visa promover, a nível mundial, o diálogo, a educação, a colaboração em iniciativas e a aplicação de medicina centrada no paciente, holística, sustentável económica e ambientalmente e consciente da necessidade de interação entre profissionais. A nossa equipe de Medicina Funcional Integrativa sugere-lhe que participe na comemoração deste primeiro dia Internacional de Medicina Integrativa tomando uma iniciativa que realce algum dos aspectos de intervenção da Medicina Integrativa:

- Comer uma refeição saudável com amigos
- Fazer algum tipo de atividade física
- Reatar a comunicação com alguém amigo que tem estado esquecido
- Sorrir depois de fazer respiração abdominal
- Falar com alguém sobre a sua experiência enquanto paciente de medicina integrativa
- Ler um livro que promova uma atitude participativa e proativa em prol da sua saúde

Qualquer destas ações pode fazer parte da sua comemoração do Dia Internacional de Medicina Integrativa e da divulgação da abrangência da Medicina Integrativa.

http://www.cristinasales.pt/pt/blogs/post/23-de-janeiro-dia-internacional-da-medicina-integrativa/?todos=1
http://www.interne.com.br/novidades/index.php?option=com_content&view=article&id=5698:voce-sabe-o-que-e-medicina-integrativa-nao-hoje-se-comemora-seu-dia&catid=6:datas-comemorativas

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails