24/01/2017

* 2017 - Dia da Previdência Social

O Dia da Previdência Social é comemorado anualmente em 24 de janeiro no Brasil. Esta data comemora uma das conquistas mais significantes do cidadão brasileiro durante o século XX: os direitos relacionados a previdência social. Mas, o que seria a Previdência Social?
Consiste num seguro que garante a renda do contribuinte e de seus familiares em casos de acidentes, invalidez, morte, prisão e velhice, por exemplo.No entanto, para estar apto a receber este seguro, o cidadão deve contribuir mensalmente com a Previdência Social, enquanto estiver ativo no mercado de trabalho.

Origem do Dia da Previdência Social
A criação desta data homenageia a Lei Elói Chaves, criada em 24 de janeiro de 1923, e que é considerada a primeira lei destinada a previdência social no Brasil. Com esta lei, surgiu a Caixa de Aposentadoria e Pensões que, inicialmente, servia para beneficiar os empregados (e seus familiares) das empresas de estradas de ferro do país.
Nesta data também costuma ser celebrado o Dia Nacional dos Aposentados, que foi instituído oficialmente através do decreto de lei nº 6.926/81.
https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-previdencia-social/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails