20/01/2017

* 2017 - Dia Nacional do Fusca

A Volkswagen do Brasil comemora no mês de janeiro duas datas importantes do carro que marcou a indústria automobilística no País, o lendário Fusca. No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fusca, e anteriormente o dia 3, a data que marca a produção do primeiro Fusca brasileiro, na época chamado Sedan. Como a fábrica de São Bernardo do Campo ainda não havia sido inaugurada, os primeiros Fuscas foram construídos em um galpão alugado pela Volkswagen no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP).
O Fusca já era fabricado no Brasil desde 1951, mas pela empresa Brasmotor. Os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema CKD (Completely-Knocked-Down, ou completamente desmontados). Em 1959, a produção do modelo foi trasferida para a fábrica da Anchieta de onde sairam as primeiras unidades do Fusca brasileiro.
Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez. Sete anos depois, o então presidente da república, Itamar Franco, solicitou à Volkswagen que o Fusca voltasse a ser produzido. No dia 3 de janeiro de 1959 saiu o primeiro Fusca nacional da linha de montagem da Anchieta. 3,1 milhões de unidades vendidas entre 1959 e 1996.
O “segundo mandato” do modelo durou até junho de 1996, quando o Fusca se despediu com a marca de 3,1 milhões de unidades vendidas. O modelo permaneceu na liderança de vendas do mercado por 24 anos consecutivos (1959 até 1982). O Fusca inspirou a criação de outros modelos, como a Brasília, apresentada em 1973 como uma opção mais sofisticada ao “besouro”; o SP2, projeto integralmente desenvolvido no Brasil e que primava pelas formas arrojadas; e o TL, sucessor do Fusca quatro portas, popularmente conhecido como “Zé do Caixão”, devido à disposição das maçanetas nas quatro portas.
O Dia Nacional do Fusca, 20 de janeiro, foi instituído pela Volkswagen no final dos anos 80 em homenagem a vários fãs do automóvel, que costumavam se reunir com seus Fuscas para contar histórias sobre o modelo. Em 1996 a Prefeitura Municipal de São Paulo oficializou a data em seu calendário de eventos.


http://mecanicaonline.com.br/wordpress/2016/01/20/20-de-janeiro-e-o-dia-nacional-do-fusca-2/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails