28/01/2017

* 2017 - Dia do Comércio Exterior

Hoje é um dia especial para quem trabalha com importação e exportação. É o Dia do Comércio Exterior. Em 28 de Janeiro de 1.808, D. João VI assinava uma carta em que declarava aberto os portos brasileiros às nações amigas.  Até aquele momento, todos os produtos das colônias eram obrigados a passar pelas alfândegas em Portugal, não permitindo que os demais países vendessem seus produtos para o Brasil, e tão pouco comprar dele.
Nasceu então o comércio exterior brasileiro, permitindo que bens e acordos comerciais fossem negociados sem a interferência da Metrópole. Esse ato contribui para o desenvolvimento e a promoção das atividades de compra e venda de mercadorias do Brasil com o restante do mundo.

E não há atividade sem um profissional envolvido. No mundo moderno, um profissional de comércio exterior necessita ter um curso superior, dominar o idioma inglês (ter um outro é altamente recomendado) e precisa estar sempre atualizado. O interesse por temas como política, gestão de negócios, custos, economia e logística são quesitos primordiais em profissional de excelência. E para estar em evidência no mercado, é preciso ter uma sólida formação acadêmica, conhecimento teórico e experiência prática.
São atribuições desse profissional:
Análise das tendências de mercado;
Aplicação das estratégias de marketing internacional adequadas;
Gerenciamento da logística internacional e aduaneira;
Gerenciamento procedimentos burocráticos junto aos órgãos de governo.

Vivemos uma ‘onda’ de internacionalização na economia brasileira desde a década de 90, quando o governo brasileiro abriu as fronteiras econômicas do país. Desde então, criou-se nas empresas uma consciência da importância e da valorização do profissional de comércio exterior.  E nós do comexblog.com ficamos felizes por esse dia e parabenizamos a todos os que atuam nas rotinas operacionais de importação, exportação, procedimentos de embarque e desembarque de mercadorias, logística internacional e câmbio.
Afinal, eles movimentam a balança comercial brasileira.  Por Carlos Araújo | @comexblog
http://www.comexblog.com.br/importacao/28-de-janeiro-parabens-ao-profissional-de-comercio-exterior/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails