30/01/2017

* 2017 - Dia da Ginastica Olimpica

Dia 30 de janeiro é comemorado o dia da Ginástica Artística, também conhecida como Olímpica. O esporte surgiu, segundo estudos na pré história. Na Grécia Antiga, se tornou bem difundida, porém na época do Império romano caiu em desuso, o que continuou durante a Idade Média. Em 1811, o professor alemão, Friedrich Ludwig Jahn, considerado o pai da Ginástica, fundou a primeira escola de ginástica para homens, em Berlim. Foi o começo da ginástica, como conhecemos hoje. Em 1896 se tornou esporte Olímpico e em 1928 as mulheres passaram a competir. O esporte consiste na realização de movimentos que utilizem força, elasticidade, equilíbrio e elegância, que podem ser feitas no solo ou nos aparelhos.
No masculino são seis provas disputadas: barra fixa, barras paralelas simétricas, cavalo com alças, salto sobre a mesa, argolas e solo. Já no feminino são quatro: Salto sobre a mesa, Barras paralelas assimétricas, Trave de equilíbrio e Solo. O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação é um dos locais em São Paulo, que oferece as crianças a oportunidade de ingressar no esporte e treinar visando o alto rendimento.
A modalidade também é oferecida gratuitamente nos Clubes Escolas: São Mateus, Cambuci, Mooca, Taipas e Tatuapé. Entre os benefícios da sua prática está a elasticidade, força muscular, além dos benefícios para a saúde. “É um esporte que trabalha completamente o corpo.
Qualquer idade pode praticá-la, porém, para o alto rendimento é indicado que se inicie a prática ainda na infância”. Afirmou Caio Guilherme, Professor de Ginástica Artística do Centro Olímpico. http://esportes.prefeitura.sp.gov.br/todas-as-noticias/30-de-janeiro-e-comemorado-o-dia-da-ginastica-artistica/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails